CLAREAMENTO DENTAL

with Nenhum comentário

Clareamento dental a laser e Clareamento dental Caseiro

 

Atualmente, a procura por clareamento dental nos consultórios só vem aumentando.

Os pacientes buscam um sorriso bonito, buscam ficar com dentes brancos.

Os dentes mais claros , proporciona um perfil mais jovem e destacam mais o sorriso.

E hoje, a odontologia estética nos oferece diversos mecanismos,  para estar adequando este sorriso, a um perfil mais estético. Mas vale lembrar, que antes de mais nada, é necessário avaliar a saúde oral dente paciente, para que se possa planejar um clareamento dental. É de suma importância, que tanto os dentes quanto a gengiva estejam saudáveis.

Todo meio bucal precisa estar adequado para que seja realizado o procedimento.

É muito importante que o paciente avalie com cuidado o profissional e a clínica odontológica escolhida para execução do tratamento. Pois pode parecer um tratamento simples, porém que requer cuidados e uma minuciosa atenção.

Quando falamos em clareamento dental, podemos pensar em duas hipóteses: o clareamento dental a laser e o clareamento dental caseiro.

Qual a diferença entre o clareamento dental feito a laser no consultório e o clareamento caseiro, aquele realizado pelo paciente em sua residência?

Em ambos, demandam aplicação de um gel, a base de peróxido de hidrogênio ou carbamida, o que vai diferenciar é a técnica aplicada e a concentração do gel.

O clareamento dental a laser é uma técnica que utiliza substância química, que será ativada pelo uso de uma luz laser. O objetivo do laser é ativar as propriedades do gel de peróxido de hidrogênio em alta concentração, ou seja, 35% que é aplicado sobre a superfície dos dentes a serem clareados.

Esse gel libera oxigênio, quebrando as moléculas dos pigmentos causadores do escurecimento dental, eliminando assim as manchas ali existentes, por um processo chamado de difusão.

No caso do clareamento caseiro, será necessário a confecção de duas moldeiras de silicone, onde o paciente irar colocar o gel clareador, de peróxido de carbamida, em uma concentração que varia de 10%  a 20%. Recomendasse que o paciente utilize no turno da noite, durante 2 horas, após a higiene oral, por um período de 20 dias.

Todos podem fazer clareamento dental?

Sim, todos pacientes que apresentarem uma saúde bucal adequada, exceto: gestantes e lactantes.

Para pacientes que apresentam retrações gengivais e fumantes o tratamento será diferenciado e são necessárias fornecer algumas orientações como por exemplo: que o paciente evite fumar no período em que estiver em tratamento com o gel clareador, para evitar um efeito contrário ao desejado.

Outros cuidados que os pacientes terão que tomar, será com a alimentação. O consumo de alimentos e bebidas que contenham corantes, prejudica a evolução do clareamento. Isso vale para todos os pacientes em tratamento.

Com o passar do tempo, os dentes poderão voltar a escurecer, mais dificilmente voltará a ser como antes. O ideal é fazer uma manutenção após um ou dois anos, dependendo dos hábitos alimentares do paciente.

Aqui no Atelier Odonto Rio, disponibilizamos de varias técnicas e produtos de qualidade, para realizar o seu tratamento.

Deixe uma resposta